Telefone para contato (21) 4141-8152 ou (21) 4141-8150

Rua General Venâncio Flores, 305 - Sala 305 - Leblon (RJ)

RPG

O que é método  RPG?

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões que sofre.

É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.

Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas. Hoje mais de 8000 fisioterapeutas praticam esta técnica pelo mundo.

A técnica de RPG é indicada para diversas questões relacionadas às disfunções ortopédicas adquiridas pela má postura ou traumas. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, RGP não é indicado somente para corrigir postura e suas consequências.

A Técnica

Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?

A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo.

Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo. Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo. E transferimos a dor de um ponto, para outros.

O Tratamento

Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.
Em quais patologias a RPG é indicada?

- Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, dor cervical, dor dorsal, etc.

- Neurológico: hérnia de disco e labirintite.

- Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.

- Respiratório: asma, bronquite, etc.

- Somáticos: stress, disturbios circulatórios e digestivos.