Pilates

-

Os efeitos do programa de treinamento de Pilates na postura e movimento da região cervical-tronco

Pilates direcionado à gestação

Durante a gravidez ocorrem grandes modificações físicas e emocionais na mulher. Uma grande produção hormonal inicia o processo de alterações endócrinas e metabólicas necessárias para a adaptação do corpo da gestante e para a nutrição e o desenvolvimento do feto.

A circulação sanguínea se intensifica e a respiração se acelera; os ligamentos se afrouxam, causando uma maior instabilidade nas articulações; o peso aumenta gradativamente e a postura se altera, podendo causar desconforto e dor, especialmente quando a tonicidade muscular da gestante não está preparada adequadamente.

Com o aumento das mamas e do abdômen, o equilíbrio da gestante também se modifica, criando tensões em regiões diferentes do corpo. São muitas as mudanças, incluindo as emocionais, com alterações de humor causadas pelas fortes descargas hormonais, além das expectativas e anseios causados pela chegada do bebê.

O Pilates direcionado à gestação enfatiza a estabilidade da região lombar e dos músculos posturais e melhora a resistência dos músculos pélvicos, que estarão bastante sobrecarregados durante toda a gravidez. Promove um maior controle das articulações, redução das dores nas costas e melhora da circulação nas pernas.

O Pilates também ensina a concentrar-se e a direcionar o movimento e a respiração de forma mais consciente e tranquila, evitando tensões desnecessárias e criando um maior relaxamento muscular e emocional.

Neste Pilates direcionado à gestação, também são ensinados exercícios específicos para o parto e o pós parto, promovendo um maior conforto físico e psicológico à gestante durante o parto e uma recuperação pós parto mais eficiente.

Marília Coló - Pilates