Telefone para contato (21) 4141-8152 ou (21) 4141-8150

Rua General Venâncio Flores, 305 - Sala 305 - Leblon (RJ)

ACONTECE NA GD

Em 09/11/2017 às 13h37

REABILITAÇÃO FUNCIONAL DE PÓS CIRÚRGICO DE COTOVELO.

PASSO 5 - 09/01/2018
"Muito bom Patrícia, mais 1 mês e ..." Foi assim que terminamos esta semana de atendimento. Nossa querida paciente esta evoluindo super bem e quebrando os bloqueios que a sensibilização central decorrente da dor causou aos seus movimentos, principalmente de flexão e extensão de cotovelo. Ela relata que "desaprendeu" estes movimentos, parece que foram apagados em seu córtex e assim esta reaprendendo aos poucos. Pra mim como fisioterapeuta esta sendo interessantíssimo e um aprendizado participar deste processo de reaprendizado de movimentos que fisiologicamente realizamos de forma tao automática desde que saímos da nossa primeira morada.
No vídeo que fizemos hoje podemos ver a concentração da Patrícia (suas feições não são de dor) e o esforço que ela faz de concentração para realizar os movimentos durante todo o arco de movimento. Não existe dor, só seu cérebro bloqueando o movimento. Já caminhamos muito e com certeza em mais 4 semanas Patrícia estará em plena condição para realizar seus objetivos e retomar seus hábitos de vida como antes de sua queda.



  • image
  • image



PASSO 4 - 22/12/2017
Nossa corajosa paciente Patrícia continua no seu processo de reabilitação funcional do cotovelo acidentado numa queda de bicicleta. Grandes conquistas aconteceram e ela está aqui para relatar o seu momento no tratamento:
"Um pequeno gesto, em geral. Um enorme movimento para mim.
A evolução começa a ser mais "paupável": já é possível prender o cabelo, e colocar brincos. São dois passos pra frente e um pra trás, ou seja, estamos indo adiante. E a próxima meta já está definida: voltar a comer com a mão direita."


  • image
  • image



PASSO 3 - 05/12/2017
Este sem dúvida alguma foi o período de maior ganho articular da Patrícia. Estamos utilizando a  técnica de PNF de manter/ relaxar o que ajudou muito para o ganho de arco de movimento e funcionalidade do membro superior direito de nossa paciente. Estamos também realizando o retreinamento de tarefas simples como lavar o cabelo, se pentear, levar o copo a boca, jogar bola ...  Patrícia esta feliz porque voltou a fazer suas aulas de Pilates com o Edson, nosso fisioterapeuta e instrutor do método aqui na GD, profissional competentíssimo que colabora de forma eficiente na total reabilitação dela. Chegou dezembro trazendo somente boas notícias pra fechar o ano de nossa querida Patrícia com bons resultados e muitos brindes usando seu braço direito!!!

  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image


PASSO 2 - 18/11/2017
Estamos caminhando muito com alguns padrões de arco de movimento e melhorando bastante. Nossa querida Patrícia tem sido muito participativa no tratamento, realizando de forma super aplicada as orientações domiciliares e aos poucos recomeça a utilizar parcialmente seu membro superior direito dominante para suas atividades de vida diária. Seu objetivo mais perseguido e urgente? Usar sozinha fio dental! Nossos pacientes frequentemente nos apresentam as tarefas mais simples, aquelas que realizamos no dia a dia de forma quase automática, como suas maiores perdas durante o processos de recuperação pós traumáticas. Nós fisioterapeutas devemos sempre estar atentos com o objetivo de nossos pacientes e não só nas conquistas biomecânicas puras. Que venha mais uma semana de muita dedicação!
Desta vez vamos ver o que a nossa corajosa paciente Patrícia tem a dizer sobre o tratamento:
"
Três semanas, 12 sessões, de fisioterapia .....
Começo a reconhecer o braço de outrora. Ainda não é "aquele" que me acompanhou nos últimos 49 anos, mas ele vai chegar lá. Três semanas parece pouco. Meu "velho companheiro",  porém,  já se sente mais independente, já consegue fazer pequenos movimentos e me ajudar no dia a dia. O esforço não é pequeno, alguns incômodos fazem parte do dia a dia. A alegria de ter conquistado alguns graus no dobrar dos braços é enorme, vale todo o esforço. É a certeza que estamos no caminho certo, e um dia a vida volta ao normal."


  • image
  • image
  • image
  • image
PASSO 1 - 07/11/2017
Esta foi a primeira semana de tratamento de nossa paciente Patrícia. Nosso primeiro objetivo foi diminuir o edema e começar as mobilizações para ganho de arco de movimento para flexão e extensão do cotovelo assim como de punho e de mão. Estou usando principalmente as técnicas de terapia manual de Mulligan e Maitlan para mobilização articular. Começamos sempre com liberação mio fascial de todo o membro pra atuar nos ganhos de arcos e até mesmo redução do edema e mobilização das cicatrizes.  Iniciamos também o fortalecimento de extensores, flexores de punho e preensores de mão contra resistência manual do terapeuta, halter de 1 kg e banda elástica. Ao final da primeira semana tivemos redução substancial de edema e ganho de arco de movimento principalmente para flexão de cotovelo. Esta semana ela terá retorno ao médico e continuaremos o nosso trabalho de olho em nossos objetivos de curto prazo: ganho de arcos de movimento, diminuição de edema e liberação cicatricial.

  • image
  • image

AVALIAÇÃO - 01/11/2017
Hoje fiz a avaliação da paciente Patrícia, nossa ciclista que em setembro sofreu queda no Jardim Botânico fazendo uma grave fratura da cabeça do rádio e rompimento de todos os ligamentos do cotovelo direito. Após cirurgia de osteossíntese  com placa e parafusos e reconstrução dos ligamentos com reinserção e sutura, hoje com 6 semanas do procedimento, começamos a reabilitação funcional. Basicamente teremos que reorganizar a função perdida muito por decorrência de tanto tempo imobilizada. Nosso principal objetivo terapêutico de médio prazo será o restabelecimento da força e dos arcos de movimento de cotovelo, punho e mão direita. A longo prazo nossa paciente pretende voltar a andar de bicicleta e realizar plenamente Pilates na GD e sua atividade laboral. Vamos mostrar semanalmente sua evolução e tratamento. Força Patrícia, vamos juntas conquistar as nossas metas.

  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image




Autor: Denise Tenius